segunda-feira, junho 30, 2014

Acupuntura e seus benefícios

Sabe quando nós mulheres estamos naqueles dias? A TPM (tensão pré mestrual) aparece , nos deixando ansiosas, com dor de cabeça, cólicas e tudo de mais chatinho desse universo feminino? 
Nessa semana conheci a acupuntura que foi aplicada pela Dra. Isabella Gazzoto - fisioterapeuta e acupunturista no Sundara Spa Urbano. 

E você já deve ter ouvido sobre a acupuntura, aquele tratamento que utiliza as famosas agulhinhas, não é mesmo? Mas você sabe como ele funciona e age realmente?


A acupuntura é um termo originado do francês (acu=agulha, puntura=punção), é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), e de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um método de tratamento complementar.
O tratamento consiste no diagnóstico e na aplicação de agulhas em pontos definidos do corpo, chamados de “Pontos de Acupuntura” ou “Acupontos” que se distribuem principalmente sobre linhas chamadas “meridianos chineses” e “canais”, para obter diferentes efeitos terapêuticos conforme o caso tratado. Também são utilizadas outras técnicas alternativa ou complementarmente, sendo as mais conhecidas a moxabustão (aplicação de calor sobre os acupontos ou meridianos), e a auriculoterapia.
O mecanismo de ação da acupuntura se transmite por via nervosa, além disso o estimulo dos pontos libera neurotransmissores e hormônios, provocando as reações de analgesia, hipoalgesia e de hiper ou hipofunção das estruturas orgânicas.
Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo.

A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.

Os pontos utilizados na cabeça tem a função de tranquilizar a mente, relaxar, beneficiar o cérebro e os órgãos dos sentidos, além de distúrbios do sono, dores de cabeça, tontura e zumbido no ouvido.




Os pontos utilizados na barriga tem a função de regular a energia do estômago, do baço, intestinos e beneficiar o rim.Nas mulheres além desses beneficios os pontos também fazem outra função, como: distúrbios menstruais, cólica, ciclo irregular, hemorragias uterinas, corrimento vaginal, infertilidade feminina, infecção nas vias urinárias, dores pós-parto.



O tratamento segue da seguinte forma: 
1) são colocadas agulhas nos pontos específicos no corpo(acupuntura sistêmica) dura cerca de 20 a 25 minutos; 
2)após retirar as agulhas são colocadas sementes ou agulhas auricular-bem pequena- na orelha(acupuntura auricular) em pontos específicos e essas mantém por uma semana.
O número de sessões varia de paciente para paciente, pois cada organismo reage de uma maneira. Mas em média são realizadas dez sessões para se obter um bom resultado. Se o problema for crônico o número de sessões aumenta.


Que tal se cuidar? Manter o corpo em equilíbrio é essencial para uma vida plena!
Essa é minha dica da semana pra vocês =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário